Mundo

Chefe de espionagem de Obama preocupado por Trump controlar armas nucleares

"Realmente me questiono sobre sua capacidade, sua aptidão para ocupar esta função e começo a me perguntar sobre suas motivações", afirmou Clapper na quarta-feira na CNN, onde intervém como analista

Agência France-Presse
postado em 23/08/2017 17:22

O ex-diretor de Inteligência sob a administração de Barack Obama, James Clapper, disse estar preocupado com a ideia de Donald Trump poder decidir sozinho sobre um ataque nuclear.

[SAIBAMAIS]"Realmente me questiono sobre sua capacidade, sua aptidão para ocupar esta função e começo a me perguntar sobre suas motivações", afirmou Clapper na quarta-feira na CNN, onde intervém como analista.

Seus comentários foram feitos em reação ao comício de Donald Trump na noite de terça-feira em Phoenix, Arizona, durante o qual atacou a imprensa e senadores de seu próprio partido durante um longo e incoerente discurso.

"Pode representar" uma ameaça à segurança nacional, acrescentou o ex-funcionário do governo de Obama. "Me preocupa que tenha acesso aos códigos nucleares", declarou.

"Se tiver um acesso de raiva, decidir fazer algo contra Kim Jong-UN, não há muito a fazer para impedir", assinalou Clapper. "O sistema foi concebido para permitir uma resposta rápida em caso de necessidade. Há poucos freios à ativação nuclear, o que é aterrorizante".

Designado por Barack Obama, James Clapper, de 76 anos, comandou os Serviços de Inteligência de 2010 a 2017.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação