Mundo

Show de rock é cancelado em Roterdã por ameaça terrorista

O motorista da van, de nacionalidade espanhola, foi detido e a Polícia da Espanha teria informado as autoridades locais sobre a ameaça de atentado

Agência France-Presse
postado em 23/08/2017 17:59

Um show de rock previsto para a noite desta quarta-feira foi cancelado de última hora pela Polícia de Roterdã, devido a "uma ameaça terrorista", informou a casa de shows onde o evento seria realizado. A informação foi confirmada pelo prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, segundo quem a Polícia local encontrou uma van com placa da Espanha, com dois botijões de gás dentro.

[SAIBAMAIS]O motorista da van, de nacionalidade espanhola, foi detido e a Polícia da Espanha teria informado as autoridades locais sobre a ameaça de atentado. "Não podemos estabelecer no momento se a van com os botijões de gás está vinculada à ameaça", informou Aboutaleb, durante coletiva de imprensa.

"O motorista espanhol da van (...) foi detido e levado à delegacia de Polícia. Ele está sendo interrogando", reportou a Polícia de Roterdã no Twitter. Mais cedo, a casa de shows Maassilo havia reportado, em sua conta no Twitter, o cancelamento da apresentação desta noite.

"Devido a uma ameaça terrorista, o show do Allah-Las não será realizado esta noite, por ordem da Polícia", postaram os encarregados da casa. O grupo de rock californiano Allah-Las deveria se apresentar às 20H30 locais (15H30 de Brasília) nesta cidade portuária, situada no oeste da Holanda, e a casa deveria abrir às 19H30, hora local.

Agentes da Polícia, munidos de coletes à prova de balas, se posicionaram perto da casa de shows, com capacidade para cerca de mil pessoas, constatou a rádio e televisão pública holandesa NOS. O local foi evacuado, dezenas de curiosos foram retirados e a unidade antiterrorista do Serviço de Intervenções Especiais (DSI) rastreava o local.

Uma investigação foi aberta sobre o caso, informou a Polícia. Este incidente se segue ao duplo atentado na Espanha com veículos usados para atropelar pessoas, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, e em um contexto de forte ameaça terrorista na Europa.

A Holanda até o momento tinha sido poupada pela onda de atentados que aterroriza seus vizinhos europeus. Mas as autoridades permanecem vigilantes em razão dos muitos alertas dos últimos meses e de informes indicando que indivíduos ligados aos atentados de Paris e Bruxelas chegaram a entrar brevemente no país.

Em julho, um holandês, conhecido das autoridades como alguém potencialmente radicalizado, foi detido enquanto filmava o exterior do Estádio Philips, em Eindhoven (sul), um dos maiores estádios do país. A detenção ocorreu algumas semanas depois do atentado de Manchester, Inglaterra, que deixou 22 mortos, na saída de um show da estrela pop Ariana Grande.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação