Mundo

"Histeria militar" contra Coreia do Norte pode virar catástrofe, diz Putin

A Rússia condena os exercícios da Coreia do Norte", mas Putin afirma que o recurso a sanções de qualquer tipo neste caso é inútil e ineficaz

Agência France-Presse
postado em 05/09/2017 06:40
A Rússia condena os exercícios da Coreia do Norte
Xiamen, China - O presidente russo, Vladimir Putin, classificou de "inútil e ineficaz" o recurso a novas sanções contra Pyongyang e considerou que "uma histeria militar" a respeito da Coreia do Norte "pode levar a uma catástrofe planetária". "A Rússia condena os exercícios da Coreia do Norte", que anunciou no domingo ter testado uma bomba H, "mas o recurso a sanções de qualquer tipo neste caso é inútil e ineficaz", ressaltou Putin, à margem da reunião de cúpula dos Brics na China.

[SAIBAMAIS]"Uma histeria militar não faz nenhum sentido (...) Tudo isto pode levar a uma catástrofe planetária, e a um grande número de vítimas", advertiu o presidente russo.

Após o sexto teste nuclear de Pyongyang, o mais potente até agora, o governo dos Estados Unidos, seus aliados europeus e o Japão anunciaram na segunda-feira que negociam severas sanções da ONU contra a Coreia do Norte. Mas a posição de China e Rússia ; ambas com direito de veto - a respeito ainda é incerta.

Os norte-coreanos "não vão renunciar a seu programa nuclear caso não sintam que estão em segurança. Portanto é necessário abrir um diálogo entre as partes interessadas", defendeu Putin. Putin parece concordar com a posição de Pequim, que defende uma "solução pacífica" para a crise norte-coreana e a retomada das negociações com o regime de de Kim Jong-Un.

O presidente americano Donald Trump, que prometeu no mês passado a Pyongyang "fogo e fúria" caso prosseguisse com as ameaças contra Washington, afirmou no domingo que a partir de agora "qualquer discurso de apaziguamento não funciona mais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação