Mundo

Ex-assessor de Trump ataca Igreja católica por defender imigrantes

"Precisam de estrangeiros ilegais para encher as igrejas", afirmou Steve Bannon

Agência France-Presse
postado em 07/09/2017 16:57

Steve Bannon, ex-assessor estratégico do presidente Donald Trump, atacou a Igreja católica por se opor ao fim do Daca, programa que impede a deportação de imigrantes irregulares que chegaram aos Estados Unidos crianças, afirmando que os clérigos fazem isso por "interesse econômico".
Em trechos de uma entrevista ao programa 60 Minutes da emissora CBS divulgados nesta quinta-feira, Bannon disse que os bispos e cardiais se opõem à revogação do Daca porque "têm interesse econômico na imigração ilegal ilimitada".

"A Igreja católica foi terrível sobre isso", disse Bannon, em alusão ao cancelamento do programa criado por decreto pelo ex-presidente Barack Obama em 2012. Ele formalizava temporariamente imigrantes que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças e em situação ilegal, em sua maioria latinos, conhecidos como "Dreamers".

"Como não podem enfrentar os problemas da Igreja, precisam de estrangeiros ilegais, precisam de estrangeiros ilegais para encher as igrejas", afirmou Bannon.

Católico, ele garantiu respeitar "totalmente o papa" Francisco e a hierarquia católica quando se trata de "doutrina", mas disse que o controle da imigração ilegal é um assunto de "soberania nacional" e a Igreja não tem nada a ver com isso.

"Isso absolutamente não é doutrina", enfatizou.

Trump anunciou, nesta terça-feira, a revogação do Daca, dando ao Congresso seis meses para decidir sobre o assunto, que afeta atualmente cerca de 800 mil jovens.

Bannon, que entrou para a campanha de Trump em agosto de 2016, foi retirado de seu cargo de chefe de estratégia da Casa branca há menos de três semanas, em meio às controvérsias provocadas pelas condenações fracas do presidente aos supremacistas brancos.

Desde então, voltou a coordenar o site Breitbart News, plataforma de extrema-direita, e prometeu continuar lutando por Trump, objetivo reiterado à CBS.

A entrevista completa vai ao ar no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação