Mundo

Papa Francisco pede que as Nações Unidas 'ajude' a Venezuela

A crise na Venezuela é uma das grandes preocupações de Francisco, que durante o voo de ida em 6 de setembro defendeu um "diálogo" com todas as partes na Venezuela

Agência France-Presse
postado em 11/09/2017 10:59
A crise na Venezuela é uma das grandes preocupações de Francisco, que durante o voo de ida em 6 de setembro defendeu um

O papa Francisco enviou um pedido para que as Nações Unidas "ajudem" a Venezuela diante da crise econômica, política e social no país, declarou a repórteres no voo de retorno de sua viagem de cinco dias pela Colômbia. "O mais doloroso é o problema humanitário. Para muitas pessoas se escapa ou sofre. Há um problema humanitário que devemos ajudar a responder. Acredito que a ONU deve fazer-se ouvir para ajudar", disse Francisco.

Questionado sobre as dificuldades do Vaticano em facilitar o diálogo entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, o papa respondeu em palavras claras. "Acredito que a Santa Sé falou alto e claro. É Maduro quem deve explicar o que pensa. Não sei o que tem em mente", disse o pontífice latino-americano, muito atento aos assuntos de seu continente.

"A Santa Sé fez muito, enviou um núncio de primeiro nível, depois foi a vez do trabalho de quatro ex-presidentes. Falei com pessoas, em particular e muitas vezes no Angelus. Procurando uma saída, oferecendo ajuda. A questão é muito difícil", explicou.

A crise na Venezuela é uma das grandes preocupações de Francisco, que durante o voo de ida em 6 de setembro defendeu um "diálogo" com todas as partes na Venezuela. Durante sua estadia de cinco dias na Colômbia, país vizinho com mais de 2.000 quilômetros de fronteira comum com a Venezuela, o papa se encontrou com cinco bispos venezuelanos como parte de uma reunião da Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação