Mundo

Bangladesh faz apelo para que Mianmar readmita os rohingyas

Sheikh Hasina reiterou o apelo depois que a líder birmanesa Aung San Suu Kyi declarou que Mianmar estava pronta para um retorno dos refugiados rohingyas

Agência France-Presse
postado em 20/09/2017 06:37
Dacca, Bangladesh - A primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, reiterou o apelo para que Mianmar readmita em seu território os 420 mil refugiados rohingyas que fugiram da violência neste país de maioria budista desde o fim de agosto.

"Nós afirmamos a Mianmar ;são seus cidadãos, devem readmiti-los, garantir sua segurança, acolhê-los, não deve existir opressão nem tortura;", afirmou a primeira-ministra em Nova York durante uma reunião com seus compatriotas, segundo a imprensa de Bangladesh.

[SAIBAMAIS]Sheikh Hasina está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU, onde deve discursar na quinta-feira.

Hasina reiterou o apelo depois que a líder birmanesa Aung San Suu Kyi declarou que Mianmar estava "pronta" para um retorno dos refugiados rohingyas.

Os rohingyas, a maior população apátrida do mundo, são considerados há várias décadas estrangeiros em Mianmar, país com 90% da população budista.

Os rohingyas sofrem uma discriminação que impede viagens ou casamentos sem autorização. Também estão privados do acesso ao mercado de trabalho e aos serviços públicos, como escolas e hospitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação