Mundo

Líderes mundiais analisam hoje crise norte-coreana na ONU

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça (19), Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte em caso de ataque

Agência France-Presse
postado em 21/09/2017 10:07
Nações Unidas, Estados Unidos - A ONU discute nesta quinta-feira (21/9) a ameaça nuclear da Coreia do Norte com reuniões entre Donald Trump e os líderes do Japão e da Coreia do Sul, além de uma sessão do Conselho de Segurança para promover a aplicação das sanções impostas a Pyongyang. O presidente americano conversará com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e com o líder sul-coreano, Moon Jae-In, para avaliar as opções de que dispõem.

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça (19), Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte em caso de ataque. Moon também discursará no plenário para pedir à comunidade internacional apoio frente ao hostil vizinho do norte.

Nunca antes a ameaça norte-corana pesou tanto no encontro anual de líderes mundiais, divididos sobre a melhor maneira de enfrentar o isolado regime de Kim Jong-un, apesar de, em agosto e setembro, terem conseguido adotar por unanimidade novas sanções contra a Coreia do Norte.

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, e seu colega russo, Sergei Lavrov, que também falarão na Assembleia, fizeram um apelo ao diálogo e alertaram que uma opção militar seria catastrófica. Em seu discurso na quarta-feira (20), Abe apoiou a posição dos Estados Unidos de que "todas as opções estão sobre a mesa" para dissuadir Kim.


Ameaças militares como tática
No Conselho de Segurança, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, defenderá a implementação completa das sanções internacionais adotadas contra Pyongyang. Uma oitava bateria de sanções foi aprovada em 12 de setembro, proibindo as exportações de têxteis e reduzindo o fornecimento de petróleo para a Coreia do Norte.

Washington e seus aliados esperam que essas sanções obriguem Pyongyang a negociar o fim de seus programa militares, mas seu impacto dependerá da China, aliado da Coreia do Norte e principal sócio econômico desse país.

Já Moscou e Pequim propuseram uma dupla moratória: sobre os testes norte-coreanos e sobre os exercícios militares de Estados Unidos e Coreia do Sul. Ao inaugurar a Assembleia Geral, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou que "a retórica agressiva pode conduzir a mal-entendidos fatais e iniciar uma guerra nuclear".

No sábado (23/9), Guterres deve se reunir com o chanceler norte-coreano, Ri Yong-Ho, à margem da Assembleia, em busca da adesão ao diálogo. O ministro Ri, que falará ao plenário nesta sexta, chamou as ameaças de Trump de "latido de cachorro" e disse que não terão qualquer impacto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação