Mundo

Trump dá 'boas notas' a 'amigo' Erdogan

"Ele governa uma parte do mundo muito difícil. Francamente, merece boas notas", disse o presidente norte-americano

Agência France-Presse
postado em 22/09/2017 00:28
O presidente americano, Donald Trump, saudou seu "amigo" Recep Tayyip Erdogan durante um encontro nesta quinta-feira à margem da Assembleia Geral da ONU, avaliando que o presidente turco merece "boas notas".
Erdogan "se tornou meu amigo", comemorou Trump antes da reunião. "Ele governa uma parte do mundo muito difícil. Francamente, merece boas notas", acrescentou.

Ancara e Washington mantêm relações difíceis, principalmente por causa do apoio aportado pelos Estados Unidos às Forças Democráticas da Síria (FDS) naquele país. Estas forças, na vanguarda da ofensiva contra Raqa, são lideradas pelos curdos do Partido da União Democrática (PYD), que a Turquia considera uma organização terrorista.

Os Estados Unidos congelaram a venda de armas à segurança do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, depois que membros desta guarda agrediram manifestantes em Washington em maio.

Dezenove seguranças de Erdogan foram processados pelo ataque em frente à residência do embaixador turco em Washington, após o que vários manifestantes foram hospitalizados com ferimentos graves.

Erdogan, que qualificou os manifestantes de "terroristas", criticou no começo do mês a acusação dos Estados Unidos contra seus guarda-costas, dizendo que o caso era "uma demonstração escandalosa de como funciona a Justiça americana".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação