Mundo

Moscou rejeita reabrir negociações com Irã por questão nuclear

Em entrevista coletiva na sede da ONU, Lavrov disse que essas questões estão fora do alcance do acordo fechado há quase dois anos entre o Irã e outros seis países, após difíceis negociações

Agência France-Presse
postado em 22/09/2017 18:29
Nova York, Estados Unidos - O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, rejeitou, nesta sexta-feira (22/9) a ideia de uma reabertura de negociações com o Irã no tema nuclear e insistiu em que as preocupações dos Estados Unidos podem ser atendidas em paralelo ao acordo firmado em 2015.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou declarar que o Irã está descumprindo o acordo, a menos que o pacto seja ampliado para permitir sanções por manter um programa de mísseis, ou por dar apoio a grupos armados de outros países.

Em entrevista coletiva na sede da ONU, Lavrov disse que essas questões estão fora do alcance do acordo fechado há quase dois anos entre o Irã e outros seis países, após difíceis negociações.

"Não é apenas a Rússia que diz que é necessário salvar esse plano. Isso também foi mencionado por todos os países europeus que participaram das negociações", completou.

Lavrov ressaltou que "o programa está finalizado e foi apoiado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. Abrir este plano para negociações seria, basicamente, ignorar o acordo".

O chanceler russo declarou ainda que há "diferentes tipos de preocupação" de diversos atores, "mas essas preocupações podem ser atendidas com formatos que sejam relevantes para isso".

"Pôr maçãs e laranjas juntas seria um erro, especialmente em assuntos tão complicados quanto o acordo nuclear com o Irã", insistiu.

Trump deve informar o Congresso americano, em 15 de outubro, sobre se está pronto para reconfirmar o cumprimento do acordo por parte de Teerã.

Se isso não for feito, abrirá as portas para a aprovação de novas sanções e para o irremediável colapso do pacto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação