Mundo

Estado Islâmico reivindica ataque que deixou ao menos 58 mortos nos EUA

Grupo terrorista diz que americano autor dos disparos em Las Vegas se converteu aos islamismo recentemente

Agência France-Presse
postado em 02/10/2017 12:06
[FOTO1028444]O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta segunda-feira (2/10) o tiroteio em Las Vegas que deixou ao menos 58 mortos, afirmando que seu autor, um americano sexagenário, se converteu ao Islã há alguns meses. "O autor do ataque de Las Vegas é um soldado do Estado Islâmico, e realizou uma operação em resposta" aos apelos da organização de atacar país envolvidos na luta contra o EI, indicou o Amaq, órgão de propaganda do EI, sem que se tenha confirmado ainda essa afirmação. O FBI, no entanto, ainda não confirma a veracidade da informação.

Um americano de 64 anos matou no domingo à noite pelo menos 50 espectadores de um show ao ar livre em Las Vegas, no pior tiroteio da história moderna dos Estados Unidos. Posicionado em um hotel adjacente, o atirador foi identificado como Stephen Craig Paddock. Ele aparentemente cometeu suicídio antes que a polícia o alcançasse.

[VIDEO1]

"O autor do ataque de Las Vegas se converteu ao islamismo alguns meses atrás", disse Amaq, em uma segunda declaração conjunta na rede social Telegram. Na quinta-feira, o líder do EI Abu Bakr al-Baghdadi pediu, após um longo período de silêncio, que seus combatentes na Síria e no Iraque resistissem e clamou por novos ataques aos "inimigos" do grupo.

Assim, chamou "os soldados do califado e os heróis do Islã" a prosseguir sua "jihad" (guerra santa) e seus ataques. "Travem a guerra contra o seu inimigo (...) em todos os lugares". Uma coalizão internacional liderada por Washington intervém militarmente no Iraque e na Síria em apoio às forças locais que lutam contra os jihadistas do EI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação