Mundo

França e Bélgica acordam empréstimo de Abdeslam para julgamento em Bruxelas

A Procuradoria belga evocou, por sua vez, "uma solução jurídica sólida" encontrada entre os dois países, que abre caminho para o comparecimento do acusado em Bruxelas para o seu julgamento por tiros contra policiais

Agência France-Presse
postado em 05/10/2017 14:54

Salah Abdeslam, único sobrevivente dos comandos que atacaram Paris em 13 de novembro de 2015, preso na França, poderá ser "emprestado" à Bélgica para um julgamento previsto para dezembro, como parte de um acordo concluído nesta quinta-feira, indicou à AFP uma fonte próxima ao caso.

[SAIBAMAIS]A Procuradoria belga evocou, por sua vez, "uma solução jurídica sólida" encontrada entre os dois países, que abre caminho para o comparecimento do acusado em Bruxelas para o seu julgamento por tiros contra policiais.

"As duas Procuradorias encontraram um caminho sólido no plano jurídico, já é um passo importante", declarou à AFP Eric Van Der Sypt, porta-voz da Procuradoria Federal.

Ele ressaltou que esta "solução" ainda precisa ser validada pelos juízes competentes nos dois países. O julgamento de Abdeslam em Bruxelas está previsto para acontecer entre 18 e 22 de dezembro.

Em 15 de março de 2016, o acusado trocou tiros com a polícia em Forest, na aglomeração de Bruxelas, o que precipitou a sua captura dias depois.

O francês de origem marroquina, único sobrevivente dos comandos que atacaram Paris fazendo 130 mortos em 2015, foi preso em Bruxelas em 18 de março, três dias após sua fuga de seu esconderijo em Forest.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação