Mundo

Califórnia se torna primeiro 'santuário' para imigrantes nos EUA

O governador do estado firmou lei que limita cooperação da polícia local com as autoridades federais de imigração

Agência France-Presse
postado em 06/10/2017 19:33
O governador do estado firmou lei que limita cooperação da polícia local com as autoridades federais de imigraçãoA Califórnia se tornou o primeiro "estado santuário" para imigrantes ilegais nos Estados Unidos, uma decisão questionada nesta sexta-feira pelo governo de Donald Trump, que considera a medida uma ameaça à segurança pública e um incentivo à imigração ilegítima.

O governador democrata da Califórnia, Jerry Brown, firmou na véspera a lei SB54, que concede maior proteção aos imigrantes ilegais, inclusive os que cometeram delitos, ao limitar a cooperação da polícia local com as autoridades federais de imigração.

A lei, que entra em vigor no dia 1; de janeiro de 2018, faz parte de um pacote de medidas para proteger os quase três milhões de imigrantes ilegais que vivem na Califórnia, a maioria mexicanos e centro-americanos.

Brown firmou a lei destacando que a medida "não impede ou proíbe" o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) de "fazer seu trabalho", mas "proíbe que os agentes locais façam o trabalho dos oficiais de imigração".

[SAIBAMAIS]"O governador simplesmente está enganado", declarou o diretor interino do ICE, Tom Homan, para quem a nova lei "enfraquecerá a segurança pública e impedirá o ICE de cumprir sua missão federal". "Em última instância (...) isto cria um novo imã para a imigração ilegal".

Segundo Homan, a partir de agora a autoridade federal "não terá outra opção opção" que realizar batidas em bairros e locais de trabalho, o que provocará "mais detenções colaterais".

O governador Brown esclareceu que a nova lei não proíbe o acesso do ICE às prisões.

O ICE advertiu que provavelmente enviará os detidos na Califórnia a prisões fora do estado, "distante de qualquer familiar que possam ter" no Estado.

Várias cidades da Califórnia - como Los Angeles e San Francisco - já haviam proibido seus policiais de colaborar com o ICE em operações para capturar imigrantes ilegais

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação