Mundo

Ministro alemão de Finanças celebra situação da Eurozona em despedida

Fiel à chanceler Angela Merkel, apesar de não concordarem sempre, Schäuble se prepara para assumir a presidência do Parlamento alemão, aos 75 ano

Agência France-Presse
postado em 09/10/2017 17:02
Luxemburgo - O ministro alemão de Finanças, o influente Wolfgang Sch;uble, celebrou nesta segunda-feira (9/10) a "boa situação econômica" da zona do euro, após anos de crises, em sua última reunião com os pares do Eurogrupo em Luxemburgo.

"A zona euro está em boa situação (...) Conseguimos durante oito anos de crise do euro manter a moeda estável", afirmou Sch;uble antes de uma reunião de ministros dos 19 países que compartilham a divisa. "Conseguimos isso durante um período difícil".

Fiel à chanceler Angela Merkel, apesar de não concordarem sempre, Sch;uble se prepara para assumir a presidência do Parlamento alemão, aos 75 anos, após controlar com rigor as finanças do país ao longo de oito anos e de impor suas soluções às nações em crise.

"Não é fácil, mas, depois de oito anos, é suficiente", disse o ainda responsável pelas Finanças alemãs, que recebeu elogios de seus equivalentes, começando pelo presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, que destacou sua "experiência", sua "sabedoria" e seu "rigor".

Para o espanhol Luis de Guindos, que vai se tornar o ministro mais velho após a partida do alemão, "você pode concordar, ou não com Sch;uble, mas, há algo inegável: deixou sua marca no Eurogrupo".

"Nada será exatamente igual", escreveu o ministro grego de Finanças, Euclides Tsakalotos, na bandeira da UE que seus pares dedicaram a Sch;uble.

A Eslováquia também lhe deu de presente um maço de notas de 100 euros com seu rosto, enquanto a França ofereceu uma garrafa de vinho Bordeaux de 2004, diretamente da adega do Ministério de Economia francês.

Direto, obstinado e sem papas na língua, sua menor declaração era escutada pelo Eurogrupo, onde nada se decidia sem seu consentimento.

No ponto crítico da crise grega, em 2015, o poderoso ministro, inflexível durante as negociações para salvar a Grécia, chegou a defender a saída temporária do país da zona euro, o que lhe rendeu forte animosidade em Atenas.

O ex-ministro de Finanças grego, Yannis Varoufakis, comentou que "Sch;uble vai embora, mas o ;sch;ublismo; permanece mais forte que nunca".

Em Luxemburgo, a despedida foi um "verdadeiro momento de emoção para todos", segundo o comissário europeu para Assuntos Econômico, Pierre Moscovici, para quem Sch;uble é um "cara genial", "um homem de grande inteligência, de imensa coragem, com grande senso de humor".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação