Mundo

Erdogan anuncia boicote ao embaixador americano na Turquia

As relações entre a Turquia e os Estados Unidos, dois países parceiros na Otan, estão sob intensa pressão desde o indiciamento por espionagem de um funcionário turco do consulado dos Estados Unidos em Istambul

Agência France-Presse
postado em 10/10/2017 11:08
Belgrado, Sérvia -As autoridades turcas não vão mais receber o embaixador dos Estados Unidos na Turquia, informou nesta terça-feira o presidente Recep Tayyip Erdogan, enquanto as relações entre Ancara e Washington atravessam um momento de tensões.

"Nós não o vemos como o representante dos Estados Unidos na Turquia", declarou Erdogan em uma viagem a Belgrado, acrescentando que o embaixador americano John Bass, transferido para Cabul, não seria recebido pelo governo turco para sua turnê de despedida antes de deixar Ancara nos próximos dias.

As relações entre a Turquia e os Estados Unidos, dois países parceiros na Otan, estão sob intensa pressão desde o indiciamento por espionagem de um funcionário turco do consulado dos Estados Unidos em Istambul.


O funcionário em questão foi acusado pela justiça turca de estar ligado ao pregador exilado nos Estados Unidos Fethullah Gülen, apontado por Ancara como o instigador da tentativa de golpe de 15 de julho de 2016.

Em resposta à sua prisão, a embaixada americana em Ancara anunciou no domingo a suspensão da maioria dos serviços de emissão de vistos em suas missões diplomáticas em território turco. Ancara respondeu com medidas semelhantes.

"Se o embaixador americano tomou esta decisão por conta própria, então o governo americano não deve mantê-lo no cargo por mais um minuto", afirmou Erdogan, que defendeu a prisão do funcionário turco, alegando que a polícia reuniu provas que comprovam que "algo estava acontecendo".

Outro funcionário turco do mesmo consulado também é alvo de um inquérito sobre o movimento do pregador Gülen.

"Os americanos devem se perguntar: como esses agentes fizeram para se infiltrar em seu consulado em Istambul?", ressaltou Erdogan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação