Mundo

Justiça indiana determina que relações sexuais com menores são estupros

Muitos pais casam seus filhos menores de idade por motivos financeiros na Índia, assim como por uma tentativa de evitar a vergonha que representa para as famílias que um de seus membros tenha relações sexuais antes do casamento

Agência France-Presse
postado em 11/10/2017 08:33
Muitos pais casam seus filhos menores de idade por motivos financeiros na Índia, assim como por uma tentativa de evitar a vergonha que representa para as famílias que um de seus membros tenha relações sexuais antes do casamentoNova Délhi, Índia - Ter uma relação sexual com uma menor de idade é um estupro, inclusive entre pessoas casadas, determinou nesta quarta-feira (11/10) o Tribunal Supremo da Índia, acabando assim com um vazio jurídico que evitou a condenação de vários maridos.

Na Índia uma pessoa atinge a maioridade sexual aos 18 anos, a mesma idade necessária para um casamento. Mas milhões de menores de idade são obrigados a casar abaixo desta idade, sobretudo nas zonas rurais mais pobres. A lei indiana sobre o estupro não era aplicada até agora aos casamentos. As relações sexuais não consentidas com uma menor de idade não eram consideradas, portanto, um estupro quando aconteciam dentro de um matrimônio.

O Supremo decidiu, no entanto, que a norma anterior era contraditória com as leis sobre a idade de consentimento sexual e determinou que a polícia deve tratar como uma violação as denúncias apresentadas por menores casados até um ano depois dos fatos.

Muitos pais casam seus filhos menores de idade por motivos financeiros na Índia, assim como por uma tentativa de evitar a vergonha que representa para as famílias que um de seus membros tenha relações sexuais antes do casamento. A justiça indiana estuda outro recurso sobre os estupros entre pessoas casadas. O governo foi contrário a sua penalização, afirmando que a mudança prejudicaria a instituição do matrimônio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação