Mundo

Após retirada de EUA e Israel, Unesco busca novo diretor-geral

As candidatas francesa Audrey Azoulay e egípcia Moushira Khattab, que chegaram na segunda posição empatadas com 18 votos, se submeterão a uma nova votação

Agência France-Presse
postado em 13/10/2017 09:24
Paris, França - A Unesco empreende uma fase decisiva na eleição de seu novo diretor-geral nesta sexta-feira (13/10), um dia depois de Estados Unidos e Israel anunciarem sua saída da organização, acusando-a de ser anti-israelense. O processo para encontrar um sucessor para a búlgara Irina Bokova, iniciado na segunda-feira, evidencia as tensões no interior da Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na quarta rodada de votação na quinta-feira (13/10), os 58 países-membros do Conselho Executivo só conseguiram nomear um dos dois finalistas, Hamad bin Abdoulaziz Al Kawari, do Catar, que recebeu 22 votos. As candidatas francesa Audrey Azoulay e egípcia Moushira Khattab, que chegaram na segunda posição empatadas com 18 votos, se submeterão a uma nova votação às 12H00 GMT (09H00 horário de Brasília).

[SAIBAMAIS]Sem unanimidade
O candidato do Catar não tem unanimidade entre os países árabes que neste ano romperam relações diplomáticas com Doha, apesar de terem reivindicado insistentemente o posto para sua região. Recentemente surgiram novas suspeitas de antissemitismo em torno de Al Kawari, repetidas pelo Centro Simon Wiesenthal da Europa e da Liga Anti-difamação (ADL) dos Estados Unidos.

Ele é reprovado, particularmente, por seu suposto silêncio diante da presença de livros antissemitas durante as feiras do livro organizadas quando era ministro da Cultura. Em pleno processo eleitoral na Unesco, Estados Unidos e Israel anunciaram na quinta-feira sua saída da organização.


"Esta decisão não foi tomada em cima da hora e reflete a preocupação dos Estados Unidos pela dívida crescente à Unesco, pela necessidade de uma reforma fundamental na organização e pelo contínuo viés contra Israel", afirmou o Departamento de Estado.

O mesmo Departamento afirmou que os Estados Unidos deve "aproximadamente 550 milhões de dólares" de contribuições atrasadas à organização. "Queremos pagar esse dinheiro" a uma organização "anti-Israel?", questionou o porta-voz Heather Nauert.

Bokova rejeitou a acusação e disse "lamentar profundamente" a decisão americana. "Está em jogo a universalidade da organização", afirmou nesta sexta-feira em declarações à rádio France Info, ressaltando que "muitas instituições culturais dos Estados Unidos, ONGs" também expressaram sua "decepção".

A estas reprovações se somaram França, onde se encontra a sede da Unesco, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, que ressaltou "o destacado papel dos Estados Unidos na Unesco desde a sua fundação" em 1946. Moscou também lamentou a "triste notícia".

A crise é alimentada há anos pelas controversas posições da Unesco sobre Jerusalém Hebron, defendidas pelos países árabes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação