Mundo

Rohani: EUA estão 'mais sozinhos do que nunca contra o povo iraniano'

"Os Estados Unidos estão mais sozinhos do que nunca contra o acordo nuclear e mais do que nunca em seus complôs contra o povo iraniano", disse em pronunciamento transmitido pela televisão, que se seguiu ao discurso de Trump

Agência France-Presse
postado em 13/10/2017 17:32

O discurso do presidente americano, Donald Trump, no qual apresenta uma estratégia agressiva com relação ao Irã, mostra que "está mais sozinho do que nunca contra o povo iraniano", disse nesta sexta-feira o presidente da República Islâmica, Hassan Rohani.

[SAIBAMAIS]"Os Estados Unidos estão mais sozinhos do que nunca contra o acordo nuclear e mais do que nunca em seus complôs contra o povo iraniano", disse em pronunciamento transmitido pela televisão, que se seguiu ao discurso de Trump.

"As declarações [de Trump] são um conjunto de insultos e acusações sem fundamento", acrescentou o presidente iraniano.

O presidente americano "não leu o direito internacional", acrescentou. "Pode um presidente sozinho anular um acordo multilateral e internacional? Aparentemente não sabe que este acordo não é um acordo bilateral entre o Irã e os Estados Unidos".

"O acordo nuclear não é modificável, não se pode acrescentar a ele nenhum artigo, nenhuma nota", afirmou Rohani.

"Enquanto responder aos nossos interesses, permaneceremos no acordo nuclear e cooperaremos com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", acrescentou.

"Mas se um dia nossos interesses não forem satisfeitos, não duvidaremos nenhum único segundo e reagiremos", advertiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação