Mundo

'O Obamacare morreu', assegura Donald Trump

Desde que assumiu a Presidência, em janeiro, Trump tem buscado de forma persistente por fim à Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente (PPACA ou ACA)

Agência France-Presse
postado em 16/10/2017 17:05

O presidente americano, Donald Trump, declarou, nesta segunda-feira (16/10), que o projeto de reforma do sistema de saúde de seu antecessor, conhecido como Obamacare, está morto, depois dos cortes de subsídios que impôs às seguradoras.

[SAIBAMAIS]"O Obamacare está acabado. Está morto. Acabou", disse Trump a jornalistas.

"Acabou. Esse tal de Obamacare não existe mais. É - e eu disse isto anos atrás - é um conceito que não poderia ter funcionado. Não poderia ter funcionado em seus melhores dias", acrescentou.

Desde que assumiu a Presidência, em janeiro, Trump tem buscado de forma persistente por fim à Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente (PPACA ou ACA), mais conhecida como Obamacare, reduzindo parte do apoio orçamentário do governo e pressionando o Congresso a substituí-la.

No entanto, seus esforços no Congresso falharam, e na semana passada levaram Trump a determinar um fim ao programa de "redução de custo compartilhado" (CSRs, na sigla em inglês), ou seja, pagamentos a seguradoras destinados a ajudar milhões de americanos de baixa renda a conseguir arcar com uma cobertura de saúde.


"Eu derrubei a CSRs; era um subsídio a companhias de seguro. Foi um presente", disse Trump.

"As companhias de seguro fizeram uma verdadeira fortuna com o Obamacare", afirmou.

Mas, Trump disse que para proteger as pessoas que vão perder seus seguros, a Casa Branca está trabalhando com o Congresso em "algum tipo de reparo de curto prazo" antes de apresentar um plano de longo prazo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação