Mundo

Exposição exalta os feitos do presidente chinês Xi Jinping

Se para críticos isso seria o culto à personalidade de um líder, para muitos chineses trata-se do reconhecimento a um presidente que impulsionou reformas cruciais e consolidou o papel da China como potência econômica e militar

Rodrigo Craveiro
postado em 18/10/2017 06:00

Retratos do líder do regime dominam o Centro de Exposições, em Pequim

Pequim ; As imagens de Xi Jinping aparecem por todos os cantos dos pavilhões do Centro de Exposições de Pequim. Filas imensas se formam diante do prédio, que tem forma de castelo, para a mostra Avanço adiante: os progressos importantes da China nos últimos cinco anos. Do lado de fora, uma fonte erguida em meio a um jardim colorido é o chamariz perfeito para que jovens e idosos, com expressão de orgulho e patriotismo, saquem as câmeras e se deixem fotografar com o imenso painel ao fundo. A mensgem em mandarim diz: ;Cinco anos de avanços animando-nos uns aos outros;. Inaugurada em 25 de setembro passado, a exibição atrai cerca de 10 mil pessoas diariamente e as reservas têm de ser feitas com antecedência.

Se para críticos isso seria o culto à personalidade de um líder, para muitos chineses trata-se do reconhecimento a um presidente que impulsionou reformas cruciais e consolidou o papel da China como potência econômica e militar. ;Meu país experimentou grande progresso. A maioria das pessoas apoia o nosso governo. Quando eu era garoto, não tinha comida suficiente. Agora, sou um consumidor. Meu vizinho tem uma casa e um carro bonito, e meu filho está na universidade. Estou orgulhoso do meu governo e do meu partido;, afirma Li Ming, 51 anos, gerente de exportações que vive na capital há quatro décadas.

[VIDEO1]

Com uma pequena bandeira chinesa nas mãos, Giang Yu Gie, 20, estava acompanhada de uma amiga e demonstrou timidez ao ser abordada pela reportagem. Mas fez questão de elogiar o presidente. ;Xi é um líder muito bem-sucedido. Ele nos governa de forma bastante inteligente, rumo a um futuro mais amplo.; Giang prometeu seguir as notícias sobre o 19; Congresso do Partido Comunista e planeja ingressar no partido.

;Xi Jinping é uma pessoa muito boa e tem melhorado bastante a nossa educação. Muitas crianças não podiam ir à escola, principalmente em vilarejos pobres, mas agora têm a oportunidade;, declarou ao Correio Wang Gang. O estudante de 19 anos considera o Congresso do Partido Comunista um evento ;muito importante; para o país. ;Trará mudanças importantes nos próximos cinco anos;, acredita.

Superlativo

No primeiro pavilhão da exposição, um minissubmarino desponta no centro do salão. O Jiaolong ; nome que faz menção a um dragão da mitologia chinesa ; alcançou os 7 mil metros e bateu o recorde mundial de profundidade. Adiante, à esquerda, o Telescópio Esférico de Abertura de 500m (Fast), apelidado de ;olho do céu;, é mais um exemplo de como a China se tornou sinônimo de superlativo: trata-se do maior radiotelescópio do mundo.

Não muito distante, um trator gigantesco, que teria revolucionado o trabalho agrícola nas lavouras chinesas. Cada um dos 10 pavilhões do Centro de Exposições de Pequim traz o principal legado de Xi nos campos econômico, político, diplomático e militar, e assenta as bases para mais um mandato do presidente e líder partidário.

Ang Xiaorong, 66, para diante de um dos telões e aponta o iPhone com orgulho para as imagens de Xi. ;Estou profundamente emocionada com a exposição. Nos últimos cinco anos, a China obteve grandes conquistas. Muitos não acompanharam os progressos do governo pela tevê, mas vieram para cá e ficaram tocados;, testemunha. De acordo com ela, o país experimentou mudanças profundas no período. ;A qualidade de vida aumentou bastante;, acrescenta. Cui Yon, 22, se diz contente com a forma como Xi gerenciou a infraestrutura. ;O país passou por uma transformação contundente. No passado, o sistema de transportes não era bom;, exemplifica. Ao fim da exposição, o visitante atravessa uma sala onde se projetam em todo o ambiente imagens das conquistas atribuídas ao presidente. (RC)

O repórter viajou a convite a Embaixada da China

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação