Mundo

Parlamento francês prepara votação final de polêmica lei antiterrorista

O voto final sobre o projeto, que foi aprovado em primeiro turno na semana passada pela Assembleia Nacional, acontecerá durante a tarde de quarta-feira no Senado

Agência France-Presse
postado em 18/10/2017 11:46
O Parlamento francês se prepara nesta quarta-feira (18/10) para aprovar de forma definitiva uma polêmica lei antiterrorista apoiada pelo presidente Emmanuel Macron, mas que provoca preocupações entre os defensores das liberdades civis.

O voto final sobre o projeto, que foi aprovado em primeiro turno na semana passada pela Assembleia Nacional, acontecerá durante a tarde de quarta-feira no Senado.

A nova lei antiterrorista incorporará ao direito comum algumas medidas excepcionais do estado de emergência instaurado na França desde os atentados terroristas de novembro de 2015 (130 mortos), que expira em 1; de novembro.

O estado de emergência, que autoriza medidas excepcionais para combater o terrorismo, está elaborado para ser temporário, mas já foi prorrogado em seis oportunidade, ante uma ameaça considerada "duradoura".

A votação coincidirá com um importante discurso sobre a segurança de Macron, de 39 anos, no palácio presidencial, durante o qual deve apresentar os seus planos para aumentar o número de policiais e de funcionários do serviço de inteligência na França.

Entre os anúncios previstos está o da criação de uma força policial de bairro, uma das principais promessas de campanha no âmbito da segurança do jovem presidente francês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação