Mundo

Trump elogia trabalho de Guterres na ONU

Durante o discurso inaugural na Assembleia Geral da ONU em setembro, Trump se distanciou da política de seu predecessor de promover os valores democráticos no mundo

Agência France-Presse
postado em 20/10/2017 18:25
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou de lado suas costumeiras críticas à ONU nesta sexta-feira (20/10) e fez elogios ao secretário-geral da organização, Antonio Guterres. Ao receber Guterres no Salão Oval da Casa Branca, Trump disse que ambos mantêm uma relação de "amigos" e elogiou seus esforços para reformar o organismo mundial.

"Você fez um trabalho muito, muito impressionante nas Nações Unidas", afirmou Trump. "Precisa-se de talento e tem talento", acrescentou. "Tenho de dizer que as Nações Unidas têm um enorme potencial. Nos últimos anos, não foi usada como se deve", completou Trump.

A reforma da ONU era um dos pontos a serem abordados na reunião. "Acredito seriamente que vivemos em um mundo tumultuado, mas precisamos de uma ONU forte, reformada e modernizada", defendeu Guterres.

Durante o discurso inaugural na Assembleia Geral da ONU em setembro, Trump se distanciou da política de seu predecessor de promover os valores democráticos no mundo.

Nesse pronunciamento, o republicano defendeu, em contrapartida, a ideia de que "cada nação use sua soberania como base para a cooperação mútua".

Esta foi a primeira reunião formal de Guterres com Trump na Casa Branca, após um breve encontro com o presidente americano em abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação