Mundo

Bombeiros ainda combatem ao menos 10 incêndios florestais na Califórnia

O balanço de mortos pelas chamas que atingiram a região vinícola desse estado da costa oeste americana até o momento é de 42

Agência France-Presse
postado em 23/10/2017 15:40

Cerca de 5.000 bombeiros tentavam nesta segunda-feira (23/10) conter 10 incêndios florestais na Califórnia, os quais as autoridades esperam que sejam totalmente controlados nos próximos dias.

O balanço de mortos pelas chamas que atingiram a região vinícola desse estado da costa oeste americana até o momento é de 42.

[SAIBAMAIS]Esses incêndios, considerados os mais letais já ocorridos na história da Califórnia, tiveram início no dia 8 de outubro, quando ao menos 11.000 bombeiros - alguns vindos da Austrália - foram convocados para combater 24 focos.

O departamento de bombeiros do estado, CalFire, informou que os 10 incêndios em atividade devem ser controlados nos próximos dias, mas ressaltou que os riscos continuam, uma vez que as condições climáticas são de baixa umidade e há prognóstico de fortes ventanias.

O fogo se alastrou por 99.150 hectares, forçou 100.000 pessoas a serem evacuadas e destruiu aproximadamente 8.400 residências e pontos comerciais.

Estima-se que as perdas sejam de 1 bilhão de dólares, de acordo com a comissão de Seguros da Califórnia.

O maior número de mortes, 22, foi registrado no condado de Sonoma, famosa região por sua produção vinícola, onde bairros inteiros ficaram cobertos de cinzas.

Os incêndios florestais são comuns no oeste dos Estados Unidos durante a estação de seca, nos meses mais quentes.

No incêndio do parque Griffith, em Los Angeles, em 1933, ao menos 29 pessoas faleceram, e dois anos antes, 25 pessoas morreram no de Oakland Hills.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação