Partido Comunista deverá anunciar novos líderes da China nesta quarta-feira

A maior expectativa é para a composição do chamado Politburo, grupo de 25 integrantes que compõem o mais importante órgão decisório do Partido Comunista

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/10/2017 10:19

 Wang Zhao  / AFP


O Partido Comunista da China deverá anunciar nesta quarta-feira (25/10) os futuros ocupantes dos postos de liderança da segunda maior economia do mundo nos próximos cinco anos, após encerrar hoje um congresso que teve início no último dia 18.

Nas últimas semanas, houve muita especulação sobre a possibilidade de o atual "czar" da política de combate à corrupção, Wang Qishan, ganhar um novo mandato, ainda que já tenha ultrapassado a idade informal de aposentadoria, de 68 anos O nome de Wang, porém, não aparece na lista de 376 autoridades selecionadas durante o congresso, segundo a mídia chinesa e fontes com conhecimento do assunto.


Wang é um dos principais aliados do presidente Xi Jinping, que hoje se consolidou como o líder mais poderoso da China em décadas, ao ter seu nome e ideologia incluídos na Constituição chinesa.

A maior expectativa é para a composição do chamado Politburo, grupo de 25 integrantes que compõem o mais importante órgão decisório do Partido Comunista, e de seu Comitê Permanente, formado por sete membros e considerado a principal instância de poder chinesa.

Outra questão é se o Comitê Permanente contará com integrantes suficientemente jovens para suceder Xi em 2022 e permanecer no poder nos dez anos seguintes. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.