Mundo

Hillary Clinton pagou por investigação sobre laços de Trump com a Rússia

Em abril de 2016, o advogado Marc Elias, que trabalhava para a campanha de Clinton e o DNC, contratou a empresa Fusion GPS de Washington para examinar os laços de Trump com a Rússia, segundo o jornal

Agência France-Presse
postado em 25/10/2017 08:52
Em abril de 2016, o advogado Marc Elias, que trabalhava para a campanha de Clinton e o DNC, contratou a empresa Fusion GPS de Washington para examinar os laços de Trump com a Rússia, segundo o jornal

Washington, Estados Unidos -
A campanha presidencial de Hillary Clinton e o Comitê Nacional Democrata (DNC) ajudaram a pagar as investigações que integram um caso sobre os supostos vínculos de Donald Trump coma Rússia, informa o jornal The Washington Post.

Em abril de 2016, o advogado Marc Elias, que trabalhava para a campanha de Clinton e o DNC, contratou a empresa Fusion GPS de Washington para examinar os laços de Trump com a Rússia, segundo o jornal. Os serviços foram pagos até alguns dias antes das eleições de novembro de 2016.

[SAIBAMAIS]Antes do contrato, a investigação da Fusion GPS sobre Trump foi financiada por um de seus rivais nas primárias republicanas. A identidade do pré-candidato não foi revelada. A Fusion GPS pediu que um juiz federal bloqueie uma solicitação do Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes para obter acesso aos registros bancários da empresa, alegando que isto é uma violação de seus direitos constitucionais.


O relatório de 35 páginas, preparado pelo ex-agente do MI6 Christopher Steele, se tornou o centro das investigações do Congresso sobre a interferência russa nas eleições americanas de 2016.

Trump chama o caso - que contém alegações políticas, financeiras e sexuais vergonhosas e parcialmente sem confirmação - como "notícia falsa" ("fake news"). No sábado, Trump tuitou que o Departamento de Justiça e o FBI "deveriam divulgar imediatamente quem pagou por isto".

Dois dias antes, insinuou no Twitter que os democratas poderiam ter financiado a investigação. "Os funcionários da empresa envolvidos com o desacreditado e falso dossiê se recusam a responder. Quem pagou por isto, a Rússia, o FBI ou os Democratas (ou todos)?", escreveu o presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação