Mundo

Xi Jinping jura honrar socialismo de características chinesas

No encerramento do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista, Xi Jinping ganha mais cinco anos de mandato e tem o nome incluído nos estatutos da facção, se unindo a Mao Tsé-tung e a Deng Xiaoping. Presidente jura honrar socialismo de características chinesas

Paulo de Tarso Lyra - enviado especial
postado em 25/10/2017 11:03
Cartaz com a foto de Xi Jinping, em Pequim: presidente alçado ao panteão dos gigantes fundadores do Partido Comunista e da China socialista
Pequim ; Uma China voltada ao liberalismo econômico iniciado por Den Xiaoping, baseada no socialismo idealizado por Mao Tsé-tung e preocupada em combater, com mão forte, os escândalos de corrupção no governo. Com esse discurso alinhado, Xi Jinping foi reeleito ao cargo de presidente, ontem, durante o encerramento do 19; Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC). ;O Congresso mantém no alto a grande bandeira do socialismo com características chinesas, o conceito de desenvolvimento científico e o pensamento sobre o socialismo com características chinesas na nova época, além de analisar o desenvolvimento e a mudança da situação nacional e internacional;, apontou Xi, no evento acompanhado por mais de 3,7 mil jornalistas, mais de mil deles correspondentes estrangeiros. Ao ter o nome incluído nos estatutos do PCC, Xi se consolidou como o líder mais poderoso do país em quatro décadas e foi equiparado pelos 2,3 mil delegados do partido ao próprio Mao (veja quadro).

O presidente chinês deixou claro que pretende construir uma nação cada vez mais inserida no contexto mundial. Para tanto, ele defende que o país passe ;da fase atual de rápido crescimento para uma etapa de desenvolvimento de alta qualidade;. Em nenhum momento Xi fez menção específica aos Estados Unidos ou ao Reino Unido pós-Brexit, mas alertou que o caminho a ser seguido pelos chineses precisa ser diferente. Os dirigentes comunistas lembram que, enquanto o protecionismo ganha peso no Ocidente, a China procura maior liberalização do comércio e do investimento para a prosperidade comum.

A trajetória histórica do partido foi claramente delineada no discurso do presidente, ao deixar claro os legados dos líderes que o antecederam. ;O Partido Comunista da China atravessou uma trajetória de 96 anos desde sua fundação, e a República Popular da China, 68 anos, enquanto 39 anos se passaram desde o início da reforma e abertura econômicas;, disse Xi. O chefe de Estado destacou os esforços que o partido tem feito para coibir os casos de corrupção. ;As comissões de inspeção disciplinar de todos os níveis cumprem fielmente com as atribuições e as responsabilidades conferidas pelos estatutos do partido, realizam profundamente a construção do estilo e da governança honesta e a luta anticorrupção;, ressaltou Xi.

Foi um recado direto e duro aos companheiros de ideologia. ;Os requisitos elaborados pelo partido tornam a disciplina e as regras políticas mais rigorosas, impulsionam as organizações partidárias de todos os níveis a cumprirem a responsabilidade política da administração e o disciplinamento do partido, fazendo uso do papel de inspeção itinerante como espada afiada;, disse ele.

Diálogo

Segundo Xi, inspeções itinerantes ;contêm firmemente a tendência de expansão da corrupção, purificam o ecossistema político interno e promovem a formação e a consolidação do ímpeto esmagador no combate à corrupção;. O presidente destacou a importância de que o governo chinês estabeleça um diálogo mais forte com a população. ;Devemos estreitar as relações com a ampla gama de militantes e as massas populares, refletir oportunamente os seus apelos, exercer corretamente os direitos de um representante e aceitar voluntariamente a supervisão do Partido e do povo.;

Em um momento de tensão mundial, com os movimentos do líder norte-coreano, Kim Jong-un, e as discussões constantes com o presidente norte-americano, Donald Trump, o documento intitulado Resoluções do 19; Congresso sobre o projeto de emenda dos estatutos do partido esclarece a orientação de Xi Jinping. ;O reforço da construção da defesa nacional e do Exército, a união nacional, o princípio de ;um país, dois sistemas;, a frente única e a diplomacia, apontando a direção clara para seguir o caminho do fortalecimento militar com características chinesas;, avisam os partidários do presidente chinês.

A cerimônia de encerramento do Congresso foi uma solenidade majestosa. No coração de Pequim, a fila de ônibus com autoridades, jornalistas e delegados do partido ; muitos dos quais trajando roupas típicas das províncias de onde provêm ; conferiram um ar multicolorido, embora não suficiente para preencher a imensidão do complexo que inclui o Museu Nacional da China, o mausoléu de Mao Tsé-tung, o Grande Salão do Povo e o monumento aos mortos durante a Revolução Cultural. Todos foram recebidos por um grupo de garotas chinesas, de pele alva contrastando com a roupa vermelha.

O repórter viajou a convite da Embaixada da China

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação