Mundo

Escolas no sul da Itália são fechadas por poluição atmosférica

"Não podemos congelar a atividade de toda a cidade, mas é necessário proteger os mais frágeis", comentou à imprensa o conselheiro local para a proteção do meio ambiente, Rocco De Franchi

Agência France-Presse
postado em 25/10/2017 17:32

As emissões tóxicas da gigante siderúrgica Ilva em Taranto, no sul da Itália, uma das zonas mais poluídas da Europa, levaram a prefeitura dessa cidade a fechar, nesta quarta-feira (25/10), as escolas, uma decisão sem precedentes.

[SAIBAMAIS]"Não podemos congelar a atividade de toda a cidade, mas é necessário proteger os mais frágeis", comentou à imprensa o conselheiro local para a proteção do meio ambiente, Rocco De Franchi.

As escolas que foram fechadas estão localizadas perto da aciaria, acusada de produzir 93% das partículas tóxicas na Itália e investigada por causar a morte de centenas de pessoas por câncer.

Os especialistas em saúde aconselharam os residentes da cidade portuária de Puglia a manterem as janelas fechadas e evitarem a prática de esportes ao ar livre, porque os fortes ventos que atingem a região transportam partículas nocivas provenientes da siderúrgica.

A Ilva, a maior fabricante de aço da Europa, foi processada por emanar partículas tóxicas que causaram a morte de cerca de 400 pessoas.

Em junho, um consórcio liderado pela gigante global de aço ArcelorMittal chegou a um acordo para reativar a Ilva e se comprometeu a cumprir um programa de investimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação