Mundo

Partido catalão ameaça deixar governo se Puigdemont convocar eleição

O Partido Democrático Europeu Catalão, sigla de Puigdemont, de centro-direita, e o Esquerda Republicana conduzem um governo minoritário, com o apoio da sigla CUP, de extrema-esquerda

Agência Estado
postado em 26/10/2017 13:30
Um porta-voz do partido catalão Esquerda Republicana afirmou nesta quinta-feira (26/10) que a coalizão de governo regional corre risco, caso o presidente Carles Puigdemont convoque uma eleição antecipada. O partido sustenta que, se isso se confirmar, estará fora do governo.


O Partido Democrático Europeu Catalão, sigla de Puigdemont, de centro-direita, e o Esquerda Republicana conduzem um governo minoritário, com o apoio da sigla CUP, de extrema-esquerda. A unidade, porém, está agora em jogo, em meio a negociações de último minuto sobre qual o próximo passo para responder à ameaça do governo do premiê Mariano Rajoy de intervir na Catalunha para evitar a secessão.

Na quarta-feira, o vice-presidente da Catalunha, Oriol Junqueras, disse que a convocação de eleições antecipadas iria contra o mandato dado pelos eleitores em um plebiscito pela separação. O governo e a Justiça espanhóis, porém, dizem que essa votação popular foi ilegal e portanto não tem qualquer valor. Fonte: Associated Press.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação