Mundo

Controle direto da Espanha sobre a Catalunha começa a ser testado hoje

A mensagem vem acompanhada de uma imagem do político na mesa de seu gabinete, lendo o jornal desta segunda

Agência France-Presse
postado em 30/10/2017 08:43
A mensagem vem acompanhada de uma imagem do político na mesa de seu gabinete, lendo o jornal desta segundaBarcelona, Espanha - Um dos integrantes do governo catalão destituído apareceu em seu gabinete nesta segunda-feira (30/10), no primeiro dia de trabalho após a declaração de independência e da tomada de controle da região por parte do Executivo espanhol.

[SAIBAMAIS]"No gabinete, exercendo as responsabilidades que nos foram dadas pelo povo da Catalunha", tuitou Josep Rull, responsável por Infraestruturas, Obras Públicas e Transportes do agora destituído governo do separatista Carles Puigdemont.

A mensagem vem acompanhada de uma imagem do político na mesa de seu gabinete, lendo o jornal desta segunda. Não se sabe se, no meio da manhã, ele ainda continuava no gabinete.

Caso algum membro do Executivo destituído se apresente, o governo central determina que seja acompanhado por um policial até seu gabinete para recolher seus pertences. Se resistir a deixar o local, o agente terá registrar a ocorrência e informar a Justiça.

Após a proclamação da república feita pelos separatistas do Parlamento catalão na última sexta-feira, seguida pela intervenção do governo espanhol, hoje é um dia fundamental para saber se os dirigentes regionais vão acatar a ordem, ou se continuarão trabalhando para tentar construir a "república catalã".

Diante da sede do governo regional, onde ainda se vê a bandeira espanhola hasteada, vários jornalistas já estavam desde cedo a postos, à espera de Puigdemont.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação