Mundo

Advogado de Carles Puigdemont diz que ele não voltará à Espanha

Puigdemont, ao lado de outros 13 integrantes de seu governo destituído pelas autoridades de Madri, foram convocados para depor na Audiência Nacional

Agência France-Presse
postado em 01/11/2017 09:30
Puigdemont, ao lado de outros 13 integrantes de seu governo destituído pelas autoridades de Madri, foram convocados para depor na Audiência NacionalHaia, Holanda - O advogado na Bélgica do presidente catalão destituído Carles Puigdemont afirmou que seu cliente não tem a intenção de retornar à Espanha porque "há muitas probabilidades de detenção".

Ao ser questionado se o cliente retornaria a seu país, o advogado belga especializado em direitos humanos Paul Bekaert disse que "pelo que me disse até agora is não acontecerá", em uma entrevista ao canal holandês NOS.

"Isto porque estamos esperando mais reações das autoridades espanholas para ver o que vai acontecer", completou Bekaert.

Puigdemont, ao lado de outros 13 integrantes de seu governo destituído pelas autoridades de Madri, foram convocados para depor na Audiência Nacional.

Na segunda-feira, o procurador-geral do Estado espanhol apresentou um processo contra eles, aceito pela Audiência Nacional, com acusações de rebelião e sedição, delitos que podem ser punidos com até 30 e 15 anos de prisão, respectivamente, por estimular um processo de secessão na Catalunha.

Mas Puigdemont, de 54 anos, decidiu viajar a Bruxelas, onde deu uma entrevista coletiva na terça-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação