Mundo

Obama atende convocação para servir como jurado em tribunal dos EUA

O ex-presidente foi o único a chegar em um comboio e a ser acompanhado por agentes de segurança e por uma multidão de jornalistas

Agência France-Presse
postado em 08/11/2017 18:02

O ex-presidente Barack Obama respondeu nesta quarta-feira (8/11) a uma convocação para servir como jurado em um processo, ao se apresentar a um tribunal de Chicago para cumprir com este dever que todos os cidadãos dos Estados Unidos têm.

[SAIBAMAIS]Foi o único a chegar em um comboio e a ser acompanhado por agentes de segurança e por uma multidão de jornalistas.

Como potencial jurado, Obama - ex-professor de Direito - se juntará a outros cidadãos na corte para ver se é selecionado para servir em um julgamento. Nesse caso, ganhará a compensação usual de 17,20 dólares por dia.

Antes de comparecer ao tribunal, o ex-presidente tuitou sobre a eleição de terça-feira, na qual os democratas ganharam governações e prefeituras importantes no que parece ser um repúdio às políticas de seu sucessor, Donald Trump.

"Isso é o que acontece quando as pessoas votam", escreveu Obama.

Obama não é o primeiro ex-presidente a se apresentar para cumprir este serviço, que muitos cidadãos tentam escapar. Seu antecessor na Casa Branca, George W. Bush, também compareceu a um chamado em 2015, mas não foi escolhido.

Chicago tem experiência com jurados conhecidos: em 2004 a magnata dos meios de comunicação Oprah Winfrey foi jurada de um julgamento por homicídio que durou três dias e acabou com uma condenação.

Embora a família Obama viva atualmente em Washington, o ex-presidente e sua esposa, Michelle, mantêm uma casa em Chicago, cidade onde ele começou sua carreira política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação