Mundo

Descoberto em Serra Leoa diamante de 476 quilates

A importante descoberta, que, como a anterior, aconteceu na província de Kono, foi realizada hoje pela empresa de prospecção mineira Meya

Agência France-Presse
postado em 11/11/2017 21:08

Freetown, Serra Leoa -Um diamante de 476 quilates foi descoberto em Serra Leoa, oito meses após a descoberta de outro de tamanho excepcional no leste do país, anunciaram autoridades neste sábado.

A importante descoberta, que, como a anterior, aconteceu na província de Kono, foi realizada hoje pela empresa de prospecção mineira Meya, registrada em Serra Leoa em 2015, informou à AFP o diretor geral da Agência Nacional de Minas (NMA), Sahr Wonday.

A empresa pertence 51% à Trustco Resources, baseada na Namíbia, e 49% à Germinate Sierra Leone.

A Trustco afirmou em um comunicado que, "segundo uma avaliação inicial, trata-se do 29; maior diamante já descoberto", mas que seu valor de mercado não é mais do que pura especulação" até que especialistas façam uma avaliação.

"Esta descoberta é um indício notável do potencial dos recursos minerais da região", assinalou Wonday.

"O governo autorizou a empresa a exportar o diamante, conforme a lei sobre os direitos de empresas de prospecção", acrescentou, destacando que a peça será vendida em leilão internacional pelo preço máximo, para que Serra Leoa obtenha o maior benefício possível.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação