Mundo

Venezuela diz ter iniciado pagamento de juros da dívida

"Hoje começamos o pagamento dos juros da dívida externa da Venezuela, na semana passada a PDVSA pagou os juros da dívida", declarou o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez

Agência France-Presse
postado em 14/11/2017 19:03

O governo da Venezuela anunciou que, nesta terça-feira (14/11), iniciou o pagamentos dos juros de sua dívida soberana e, na semana passada, os da petroleira PDVSA, apesar de as agências classificadores terem declarado uma moratória parcial por atrasos no vencimento.

[SAIBAMAIS]"Hoje começamos o pagamento dos juros da dívida externa da Venezuela, na semana passada a PDVSA pagou os juros da dívida", declarou o ministro de Comunicação, Jorge Rodríguez, à emissora estatal VTV.

Rodríguez não indicou quais são os títulos, mas as datas coincidem com a expiração de 81 milhões de dólares de juros do bônus PDVSA 2027 na última sexta-feira e de 200 milhões de juros sobre a dívida soberana que teve que pagar nesta segunda.

"Estamos refinanciando a dívida externa. Somos bons pagadores, apesar do que dizem as classificadoras de risco, o Departamento de Tesouro, a União Europeia e Donald Trump. Eles não se importam, pagaremos em comum acordo com os donos dos títulos", garantiu.

O ministro reforçou que a reunião nesta segunda-feira entre governo e credores foi bem sucedida, apesar de as classificadores de risco terem rebaixado a nota da dívida venezuelana desde a semana passado. O governo não apresentou uma proposta concreta na reunião.

"Começamos de maneira franca, clara e correta o refinanciamento de nossa dívida externa", garantiu Rodríguez.

A Standard & Poors declarou à meia-noite de terça-feira a moratória "seletiva" da Venezuela pelo não pagamento dos 200 milhões de dólares.

Enquanto isso, a Fitch colocou a PDVSA em "default restrito" por seus títulos com vencimentos em 2 de novembro e 27 de outubro, de 1.169 milhões (principal e juros) e 842 milhões (capital), ambos recebidos com até uma semana de atraso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação