Mundo

Síria: ONU vota sobre ampliação de investigações de ataques químicos

A Rússia, que apoia o governo de Damasco, deseja uma revisão do mandato do grupo de especialistas denominado JIM, cujo último relatório envolveu o regime sírio em um ataque a civis em abril

Agência France-Presse
postado em 16/11/2017 09:52
Nações Unidas, Estados Unidos - Estados Unidos e Rússia demandaram duas votações nesta quinta-feira no Conselho de Segurança para prolongar o mandato dos investigadores da ONU e do Mecanismo Conjunto de Investigação (JIM, na sigla em inglês) sobre o uso de armas químicas na Síria, informaram fontes diplomáticas.

A prorrogação é objeto há várias semanas de um conflito entre Washington e Moscou, que apresentaram aos 15 membros do Conselho de Segurança projetos de resolução diferentes sobre a renovação do mandato do grupo de especialistas.

[SAIBAMAIS]A votação solicitada por Washington está programada para as 20H00 GMT (18H00 de Brasília). A proposta de Moscou será examinada imediatamente depois segundo um diplomata. Os projetos dos dois países têm um ponto comum: pedem uma prorrogação de um ano do mandato dos investigadores. O restante é completamente diferente.

A Rússia, que apoia o governo de Damasco, deseja uma revisão do mandato do grupo de especialistas denominado JIM, cujo último relatório envolveu o regime sírio em um ataque a civis em abril. No texto do projeto, Moscou pede o congelamento as conclusões e uma nova viagem de investigadores à Síria para uma análise.

Com o respaldo dos membros europeus do Conselho de Segurança, o governo dos Estados Unidos rejeita uma revisão do informe do JIM e pede em seu texto a aprovação de sanções contra os responsáveis pelo uso de armas químicas na Síria.

O mandato dos investigadores da ONU e do JIM expira na quinta-feira à noite. Para ser aprovada na ONU, uma resolução deve receber pelo menos nove votos e não ser objeto de veto por nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação