Mundo

Ex-diretores de inteligência sul-coreano são detidos por corrupção

De acordo com a imprensa, os dois afirmaram ao Ministério Público que enviaram "pagamentos mensais" a colaboradores de Park, a pedido destes

Agência France-Presse
postado em 17/11/2017 09:37
Seul, Coreia do Sul - Dois ex-diretores do serviço de inteligência da Coreia do Sul foram detidos nesta sexta-feira (17/11) por suspeitas de desvio de fundos para o entorno da ex-presidente Park Geun-Hye, destituída por seu envolvimento em um escândalo de corrupção.

A justiça acusa Nam Jae-Joon e Lee Byung-Kee, ex-diretores do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), pelo desvio de 4 bilhões de wons (3,6 milhões de dólares) do orçamento da agência para repassá-los a colaboradores de Park. O tribunal do distrito central de Seul autorizou as ordens de prisão contra os dois, alegando risco de fuga ou de destruição de provas.

Nam e Lee, diretores do NIS entre 2013 e 2015, quando Park estava na presidência, são suspeitos de fraude e corrupção. De acordo com a imprensa, os dois afirmaram ao Ministério Público que enviaram "pagamentos mensais" a colaboradores de Park, a pedido destes. A acusação afirma que os dois desejavam uma troca de favores para suas carreiras.

Dois ex-conselheiros de Park foram detidos no início do mês como suspeitos de receber a verba desviada. A imprensa informa que eles alegam ter atuado sob ordens da ex-presidente. Park, a primeira mulher que chegou à presidência da Coreia do Sul, sofreu um impeachment em março e foi indiciada em abril por um escândalo de corrupção que envolve grandes empresas do país como a Samsung.

O escândalo tem como ponto central a melhor amiga de Park, Choi Soon-Sil, acusada de exigir grandes quantias de dinheiro das empresas. As duas estão em prisão preventiva e são julgadas por corrupção e abuso de poder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação