Mundo

Zimbábue: partido destituirá Mugabe se ele não renunciar até segunda

Decisão foi tomada em reunião que tirou Mugabe do comando da legenda

Agência France-Presse
postado em 19/11/2017 12:00
Harare, Zimbábue - O partido no poder no Zimbábue, Zanu-PF, anunciou neste domingo (19/11) que apresentará ao Parlamento o procedimento de destituído do presidente Robert Mugabe se o mais idoso do mundo em exercício, com 93 anos, não renunciar nesta segunda-feira.

"O camarada Robert Mugabe deve se demitir da presidência do Zimbábue e, se não fizer isso até segunda ao meio dia (...) o presidente do Parlamento iniciará o procedimento de destituição", declarou o porta-voz do Zanu-PF, Simon Khaye Moyo, depois de uma reunião de emergência do partido em Harare para discutir a crise política do país.

Leia mais notícias em Mundo

Mugabe também foi destituído de seu cargo de presidente do Zanu-PF, e substituído pelo ex-vice-presidente Emmerson Manangagwa.

Manangagwa igualmente foi nomeado candidato às eleições presidenciais previstas para 2018.

"O camarada Emmerson Mnangagwa foi eleito presidente e primeiro secretário do Zanu-PF e designado candidato do partido às eleições gerais de 2018", declarou Moyo.

Além disso, a primeira-dama do Zimbábue, Grace Mugabe, também foi expulsa do Zanu-PF.

"Grace está na lista de personalidades que vão ser excluídas do partido", informou o porta-voz do Zanu-PF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação