Mundo

UE está disposta a oferecer acordo comercial 'mais ambicioso' a Londres

Nessas condições, "a União Europeia estará pronta para oferecer sua abordagem mais ambiciosa em relação aos acordos de livre comércio", disse o chefe negociador da União Europeia para o Brexit,

Agência France-Presse
postado em 20/11/2017 10:35
O negociador da Brexit da UE, Michel Barnier, dá um discurso sobre o futuro da União Europeia, em Bruxelas

Bruxelas, Bélgica -
O chefe negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, declarou nesta segunda-feira (20/11) que a UE está disposta a oferecer a Londres o acordo comercial "mais ambicioso" possível, desde que o Reino Unido respeite as condições do divórcio.

"Se conseguirmos negociar uma saída ordenada e estabelecer regras justas para o futuro, nossa futura relação terá todas as chances de ser ambiciosa", afirmou Barnier em um discurso para um grupo de pesquisadores em Bruxelas.

[SAIBAMAIS]Nessas condições, "a União Europeia estará pronta para oferecer sua abordagem mais ambiciosa em relação aos acordos de livre comércio", acrescentou. A abertura das negociações comerciais com Londres exige que as condições para o divórcio, como as consequências da separação para a Irlanda e o regulamento financeiro da separação, sejam resolvidas.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pede que o Reino Unido avance de forma satisfatória nos assuntos prioritários até o início de dezembro. Sem isso, não vai propor aos líderes dos 27 que autorizem o início da segunda fase de negociações durante uma mini-cúpula em meados do próximo mês.

Londres reclama a abertura o mais breve possível das negociações sobre esta futura relação uma vez o divórcio concretizado.

Durante a última cúpula europeia em outubro, os 27 aceitaram lançar "os preparativos internos", em vista das discussões futuras. "O ;no deal; (fracasso das negociações) não é o cenário com o qual trabalhamos, mesmo que estejamos prontos para isso", concluiu Barnier.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação