Mundo

Downing Street reprova Trump por retuitar vídeos antimuçulmanos

"Os britânicos rejeitam unanimemente a retórica tendenciosa da extrema-direita, que é a antítese dos valores que este país representa: decência, tolerância e respeito. O presidente cometeu um erro", disse o porta-voz

Agência France-Presse
postado em 29/11/2017 14:36

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, equivocou-se ao retuitar três vídeos antimuçulmanos publicados pela líder da organização britânica de extrema-direita Britain First, considerou nesta quarta-feira um porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May.

[SAIBAMAIS]"Os britânicos rejeitam unanimemente a retórica tendenciosa da extrema-direita, que é a antítese dos valores que este país representa: decência, tolerância e respeito. O presidente cometeu um erro", disse o porta-voz.

Em um dos vídeos, um suposto muçulmano agride um menino holandês de muletas. Outro vídeo descreve uma máfia islamita que empurra um adolescente de um telhado.

Um terceiro vídeo mostra um muçulmano derrubando e destruindo uma estátua da Virgem Maria. Esta gravação, que está no YouTube desde 2013, é descrita como a destruição de uma imagem por um jihadista na Síria.

Trump se limitou a retuitar os vídeos, sem tecer comentários próprios.

O incidente não deve ajudar o governo de Theresa May a concretizar a visita de Estado ao Reino Unido de Trump, num momento em que Londres busca formar alianças alternativas diante do Brexit.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação