Mundo

Papa celebra missa para 100 mil pessoas antes de encontro com rohingyas

Francisco também se reunirá com 16 refugiados rohingyas, que viajaram de seu campo de deslocados até a capital. A delegação inclui duas crianças

Agência France-Presse
postado em 01/12/2017 06:51
Francisco também se reunirá com 16 refugiados rohingyas, que viajaram de seu campo de deslocados até a capital. A delegação inclui duas crianças
Dacca, Bangladesh - O papa Francisco celebrou uma missa nesta sexta-feira para 100 mil católicos em Bangladesh, antes de um encontro aguardado com refugiados rohingyas que fugiram da onda de violência contra esta minoria muçulmana em Mianmar. O pontífice de 80 anos chegou às 10h locais a um parque de Dacca para a missa. Dezenas de milhares de pessoas, procedentes de várias regiões do país, formaram uma longa fila durante várias horas para entrar no local.
[VIDEO1]

As autoridades adotaram medidas de segurança para o evento. Bangladesh registrou vários ataques jihadistas contra minorias religiosas, incluindo os cristãos, nos últimos anos. Em um país majoritariamente muçulmano, os cristãos expressam preocupação com seu futuro ante o avanço do extremismo islâmico.


Francisco, à frente de 1,3 bilhão de católicos no mundo, busca estimular as pequenas Igrejas das "periferias do planeta". Durante a missa, ordenou 16 novos padres em Bangladesh, um país que tem menos de 400 sacerdotes. Após a missa, o pontífice se reuniria com líderes de outras religiões. Farid Uddin Masud, um importante clérigo muçulmano, espera que o papa aborde o tema dos rohingyas.

[SAIBAMAIS]Francisco também se reunirá com 16 refugiados rohingyas, que viajaram de seu campo de deslocados até a capital. A delegação inclui duas crianças.

Em seu primeiro dia em Dacca, a capital de Bangladesh, Francisco pediu "medidas eficazes" para ajudar os rohingyas. Mais de 620 mil pessoas desta minoria muçulmana apátrida entraram em Bangladesh desde o fim de agosto. Eles tentam escapar da violência do exército de Mianmar, que a ONU chamou de "limpeza étnica".

Os refugiados vivem na miséria, em acampamentos do tamanho de cidades, onde sua sobrevivência depende da distribuição de alimentos.

Francisco chegou na quinta-feira a Bangladesh, procedente de Mianmar, onde evitou usar o termo rohingyas e pediu o respeito a "todos os grupos étnico" e para "superar todas as formas de incompreensão, de intolerância, de preconceito e de ódio".

Em Bangladesh, o pontífice também evitou a palavra rohingya e falou dos "refugiados que chegam em massa do estado de Rakhine", a região birmanesa em que vive a minoria.

Em seu discurso também elogiou o país pela recepção dos refugiados, destacando seu sacrifício e "espírito de generosidade e solidariedade" de seu povo.

A crise humanitária, uma das mais graves no século XXI, é o pano de fundo da visita do papa.

Bangladesh, que tem uma população de 160 milhões de pessoas, é um dos países mais pobres do mundo e um dos mais expostos às mudanças climática.

Para a minúscula comunidade de 380.000 católicos bengaleses, a visita papal, a primeira desde a realizada por João Paulo II em 1986, é motivo de orgulho.

Desde 2015, pelo menos três cristãos morreram em ataques atribuídos a extremistas muçulmanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação