Mundo

'Construam o muro', proclama Trump após absolvição de imigrante ilegal

O acusado já havia sido deportado cinco vezes e voltado aos EUA quando ocorreu o incidente, em julho de 2015.

Agência France-Presse
postado em 01/12/2017 19:21
O presidente de Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender, nesta sexta-feira (1/12), a construção do muro na fronteira com o México, furioso com a absolvição do imigrante ilegal mexicano acusado de matar uma jovem americana, em um caso emblemático contra a imigração ilegal.

[SAIBAMAIS]"Sua absolvição é uma completa paródia da justiça. CONSTRUAM O MURO" - escreveu o presidente no Twitter.

"Não disseram ao juri que o assassino de Kate já havia cometido outros sete crimes". Foi deportado mas seguiu voltando aos EUA pela fronteira para "cometer mais crimes e violência", disse Trump.

Um tribunal de San Francisco absolveu na quinta-feira o imigrante ilegal mexicano José Inés García Zárate da acusação de assassinato de Kathryn Steinle, 32 anos.

García Zárate já havia sido deportado cinco vezes e voltado aos EUA quando ocorreu o incidente envolvendo Steinle, em julho de 2015.

O caso de Zárate era citado por Trump como um exemplo da violência praticada por imigrantes ilegais e para criticar as chamadas "cidades santuário", que não cooperam com as agências federais em matéria de migração.

O tiro que matou Steinle partiu de uma pistola que Garcia encontrou envolvida em um pano. A defesa argumentou que a arma disparou quando ele a deixou cair por acidente e a bala ricocheteou no concreto antes atingir a mulher pelas costas na área turística do Pier 14.

A arma havia sido roubada uma semana antes do automóvel de um agente federal, que a polícia não conseguiu vincular ao acusado, que na época vivia nas ruas.

Zárate García foi condenado apenas por posse ilegal de arma, um crime passível de 16 meses a três anos de prisão, o que já cumpriu quase totalmente.

A data da audiência para a sentença ainda não foi divulgada, mas Tom Homan, diretor adjunto do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) antecipou à AFP que García será deportado assim que for libertado.

"Um veredicto vergonhoso no caso de Kate Steinle", escreveu Trump na noite de quinta-feira. "Não é surpreendente que as pessoas do nosso país estejam irritadas com a imigração ilegal".

Trump disse em 2015, durante uma entrevista ao canal CNN, que García Zárate, atualmente com 45 anos, era um "animal que matou uma maravilhosa, linda mulher". "Este cara já havia sido expulso para o México, mas o México nos envia novamente pela fronteira criminosos, narcotraficantes".

O caso reavivou o debate sobre as "cidades santuário", como San Francisco, que se negam a cooperar com as agências federais em matéria de migração.

A morte de Kathryn Steinle também levou a Câmara de Representantes a aprovar um projeto de lei que impunha restrições de acesso a fundos federais para as "cidades santuário", e outro que endurecia as penas de prisão para imigrantes que retornaram ilegalmente aos EUA após sua deportação.

A segunda legislação recebeu exatamente o nome de "Lei de Kate", em referência ao caso. Os dois projetos foram barrados no Senado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação