Mundo

Escândalo sexual derruba representante mais antigo no Congresso dos EUA

"Estou me aposentando hoje", disse Conyers, de 88 anos, à estação de rádio local de Detroit, configurando a primeira baixa dos quatro congressistas que enfrentam acusações de assédio

Agência France-Presse
postado em 05/12/2017 14:47

O veterano democrata John Conyers anunciou sua aposentadoria na Câmara dos Representantes, nesta terça-feira (5/12), após mais de cinco décadas de serviços prestados, na sequência de acusações de assédio sexual por parte de ex-funcionárias.

"Estou me aposentando hoje", disse Conyers, de 88 anos, à estação de rádio local de Detroit, configurando a primeira baixa dos quatro congressistas que enfrentam acusações de assédio.

Falando de um hospital não identificado, onde estaria se tratando de complicações relacionadas ao estresse, o mais antigo membro do Congresso garantiu que as várias denúncias "não são verdadeiras".

Além dele, os deputados democrata Ruben Kihuen e o republicano Blake Farenthold são acusados de assédio, e o senador democrata Al Franken foi denunciado por gestos inapropriados como beijar uma mulher à força antes de ser eleito para o Senado.

Já o deputado republicano Joea Barton anunciou que não disputará um novo mandato depois que uma foto sua nu começou a circular na Internet.

A onda de acusações contra esses legisladores e outros não identificados deu impulso a uma série de reformas no Congresso para lutar contra o assédio sexual dentro da instituição.

Por enquanto, os parlamentares já aprovaram um treinamento obrigatório para legisladores e funcionários do Congresso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação