Mundo

Atentado suicida em aglomeração curda no Iraque deixa vítimas

A região de Makhmur é uma zona disputada entre o poder de Bagdá e a região autônoma do Curdistão iraquiano

Agência France-Presse
postado em 06/12/2017 17:24

Um ataque com carro-bomba deixou mortos e feridos nesta quarta-feira (6/12) em uma aglomeração no norte do Iraque, onde há 30 anos vivem curdos da Turquia, informou um membro do movimento separatista curdo-turco PKK.

"Um suicida explodiu um carro-bomba contra um posto de segurança na entrada de um campo causando mortos e feridos", declarou este membro do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado por Ancara como uma organização "terrorista".

Por sua vez, uma autoridade da União Patriótica do Curdistão (PUK), partido curdo iraquiano, Rachad Kilali, disse que "o carro-bomba explodiu por volta das 19H30 (14H30 de Brasília) no campo Chahid Rustom, 2 km a leste da cidade de Makhmur", na província de Nínive.

Este campo, que se tornou uma aglomeração ao longo dos anos, abriga cerca de 2.700 famílias, ou 12.500 pessoas do sudeste da Turquia, que são partidários do PKK, acrescentou.

A região de Makhmur é uma zona disputada entre o poder de Bagdá e a região autônoma do Curdistão iraquiano.

O PKK mantém posições no norte do Iraque que são alvo de bombardeios da aviação turca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação