Mundo

EUA reiteram seu compromisso de paz entre israelenses e palestinos

"Deixem-me garantir a vocês de novo: o presidente e sua administração continuam comprometidos com o processo de paz", declarou Nikki Haley

Agência France-Presse
postado em 08/12/2017 15:53

O presidente Donald Trump está comprometido com os esforços para alcançar um acordo de paz entre israelenses e palestinos, afirmou nesta sexta-feira sua embaixadora ante a ONU, depois da decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

"Deixem-me garantir a vocês de novo: o presidente e sua administração continuam comprometidos com o processo de paz", declarou Nikki Haley durante a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para analizar a mudança diplomática americana.

A decisão de Trump, que representou uma ruptura com décadas de política externa americana, gerou preocupação e desaprovação dos aliados americanos.

"Estou particularmente preocupado sobre os riscos potenciais da escalada da violência", disse o enviado das Nações Unidas, Nikolay Mladenov, a membros do Conselho de Segurança através de videoconferência de Jerusalém, no início das conversações.

A ação de Trump gerou expressões de preocupação e desaprovação de parte dos aliados dos Estados Unidos, que se mostraram preocupados sobre seu impacto na estabilidade da região e nos prospectos para a paz entre israelenses e palestinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação