Mundo

Bitcoin alcança US$ 18.000 em sua estreia no mercado futuro

Sob o símbolo "XBT" e com um preço de 15.000 dólares, um dos primeiros produtos financeiros que permitem apostar sobre a cotação futura da moeda virtual estreou às 23H00 GMT (21H00 de Brasília)

Agência France-Presse
postado em 11/12/2017 09:12
O bitcoin, a polêmica moeda virtual, fez no domingo (10/12) uma estreia triunfal no mercado financeiro internacional, superando sem dificuldade os 18.000 dólares por unidade e aumentando a inquietação de alguns investidores com o risco de uma bolha.

Sob o símbolo "XBT" e com um preço de 15.000 dólares, um dos primeiros produtos financeiros que permitem apostar sobre a cotação futura da moeda virtual estreou às 23H00 GMT (21H00 de Brasília) de domingo (10/12) na Chicago board options exchange (Cboe), uma das duas plataformas de negociação deste tipo de contratos nos Estados Unidos.

Começou com volatilidade e um forte tráfego, que tornou inacessível o site da Cboe durante os primeiros 20 minutos. A direção da plataforma, no entanto, informou que as operações não foram afetadas e devem encerrar a primeira jornada nesta segunda-feira (11/12) às 21H15 GMT (19H15 de Brasília).

Às 3H20 GMT (1H20 de Brasília), a moeda virtual era negociada a 17.750 dólares por unidade para o contrato futuro previsto para 17 de janeiro, superando assim o valor máximo registrado nas plataformas alternativas da internet onde era negociada até agora sem qualquer regulamentação. Na Cboe chegou a registra cotação de 18.010 dólares.

Um contrato futuro é um produto financeiro que permite aos investidores apostar sobre a evolução de uma moeda, ou seja, se o preço vai subir ou cair.

Estes instrumentos constituem a primeira oportunidade oficial para os investidores profissionais de investir no bitcoin, criado em 2009 e do qual muitos desconfiam pela ausência de regulamentação e falta de transparência, que transformaram a moeda virtual em um ativo popular entre criminosos e traficantes que desejam lavar dinheiro.

A Cboe "dá legitimidade porque reconhece que o bitcoin é um ativo como qualquer outro (dólar, euro, petróleo, gás, soja) que pode ser negociado", explica Nick Colas, analista da Data Trek Research.

A estreia da moeda virtual em um grande mercado internacional foi "bastante tranquila e estável", disse à AFP Bob Fitzsimmons, diretor de contratos futuros da Wedbusch Securities.

Nas primeiras quatro horas e meia foram registradas 1.694 operações, informou a Cboe. "As negociações acontecem de acordo com o previsto", explicou a plataforma.

As negociações são exclusivamente eletrônicas. Sem existência física, o bitcoin apoia-se em um sistema de pagamento entre pessoas P2P baseado em uma tecnologia denominada "blockchain".

A moeda virtual divide os economistas, grandes instituições financeiras e investidores, mas encontrou eco em países excluídos do sistema financeiro americano, como a Venezuela, ou com uma inflação e deflação elevadas.

O entusiasmo chegou recentemente aos países ocidentais, onde as ações das empresas cotadas são muito caras, o que empurra alguns investidores e pequenos correntistas a buscar outros produtos financeiros.

Mas para Jamie Dimon, diretor executivo do banco americano JPMorgan Chase, o instrumento é uma "fraude".

E uma "bolha especulativa" que provavelmente vai "implodir", na opinião dos vencedores do Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e Jean Tirolle.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação