Mundo

Vaticano lançará portal que reunirá todos os seus veículos

O jornal L'Osservatore Romano, os serviços fotográfico e tipográfico do Vaticano se juntarão ao portal a partir de 1º de janeiro

Agência France-Presse
postado em 13/12/2017 16:59

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira que lançará um portal que reunirá todos os seus meios de comunicação, que serão liderados por uma direção única, a parte mais visível de uma profunda reforma de sua comunicação.

Uma primeira versão do novo site multimídia será lançada "nos próximos dias" e reagrupará a Rádio Vaticano, a rede de televisão CTV e as redes sociais do papa Francisco e da editora, anunciou em um comunicado o monsenhor Dario Edoardo Vigano, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé.

O jornal L;Osservatore Romano, os serviços fotográfico e tipográfico do Vaticano se juntarão ao portal a partir de 1; de janeiro.

"As reformas não são feitas porque algo não funciona. São feitas porque os tempos mudaram", explicou ao jornal Corriere della Sera, depois de apresentar esta semana sua reforma ao papa e ao conselho de cardeais (C9), encarregado de aconselhar o pontífice sobre as reformas das instituições do Vaticano.

A revolução digital impõe "uma perspectiva multimídia", acrescentou o monsenhor Vigano, que também visa reduzir efetivos e custos.

"Haverá duas reuniões diárias e decidiremos os temas a desenvolver", explicou, acrescentando que "um jornalista poderá trabalhar para um ou outro meio, é um jogo de equipe".

Vão atuar 350 editores e técnicos das 40 redações linguísticas e das nove instituições da Secretaria de Comunicação.

Em um primeiro momento, apenas 70 pessoas farão parte das equipes do novo portal em seis idiomas (italiano, espanhol, francês, inglês, alemão e português).

O lançamento do portal deve acontecer durante a noite de 16 a 17 de dezembro, de acordo com a agência I.Media.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação