Mundo

Passagem na fronteira entre Gaza e Egito é temporariamente reaberta

A reabertura é apenas para casos humanitários em direção ao Egito. Não há limites para os palestinos que vão para Gaza procedentes do Egito

Agência France-Presse
postado em 16/12/2017 12:41
Gaza, Territórios palestinos - A passagem na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, normalmente fechada, foi parcialmente aberta neste sábado por quatro dias, indicou o Ministério do Interior do Hamas, que controla o território palestino. A reabertura é apenas para casos humanitários em direção ao Egito, indicou a mesma fonte. Não há limites para os palestinos que vão para Gaza procedentes do Egito.

[SAIBAMAIS]Na manhã de sábado, cerca de 200 pessoas, entre elas 10 pacientes que vão se tratar no Egito, cruzaram a passagem de Rafah, no sul de Gaza. Ela tinha sido aberta pela última vez em meados de novembro, durante três dias.

A Faixa de Gaza está submetida há um década ao bloqueio israelense e, há anos, ao fechamento quase permanente de sua fronteira com o Egito. A Autoridade Palestina recuperou, desde 1 de novembro, o controle dos postos nas fronteiras da Faixa de Gaza com Israel e Egito.

Esse era um dos pontos contemplados no acordo de reconciliação concluído em 12 de outubro entre a Autoridade Palestina e o Hamas, após diversas tentativas fracassadas. Mas as divergências entre os palestinos persistem, principalmente no que se refere ao controle de segurança na Faixa de Gaza.

Em 2007, o Hamas se apoderou à força do poder em Gaza, após expulsar os membros do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, seu rival político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação