Mundo

Papa fala com presidente do Equador sobre Amazônia e corrupção

Foram abordados alguns temas de interesse comum como o respeito pelos povos indígenas e sua cultura, assim como a proteção do meio ambiente

Agência France-Presse
postado em 16/12/2017 12:45
Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco recebeu neste sábado pela primeira vez no Vaticano o presidente do Equador, Lenín Moreno, em uma audiência em que falaram sobre a defesa da Amazônia e a corrupção.

"Foram abordados alguns temas de interesse comum como o respeito pelos povos indígenas e sua cultura, assim como a proteção do meio ambiente", indicou a Santa Sé em um comunicado.

[SAIBAMAIS]O meio ambiente é um tema muito sensível para o Papa, que convocou para outubro de 2019 um sínodo (reunião de bispos) especial dedicado à Amazônia.

Ao término do encontro, o chamado "papa ecológico" presentou Moreno com sua encíclica "Laudato Si", de 2015, um documento-chave de seu pontificado.

"Isto é sobre o cuidado do ambiente. Sobre o que falamos sobre o Amazonas", afirmou sua santidade aos jornalistas presentes.

A primeira viagem de Moreno à Europa coincide com o anúncio da justiça equatoriana sobre a condenação em primeira instância a seis anos de prisão do vice-presidente Jorge Glas, por ter recebido 13,5 milhões de dólares em propinas da empreiteira brasileira Odebrecht.

O escândalo envolvendo a Odebrecht sacudiu os círculos do poder e a política de quase todos os países da região e não se descarta que em função disso ainda possam ser cortadas muitas cabeças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação