Mundo

Rússia lamenta que EUA retomem posição radical ante Coreia do Norte

'É triste ver que a posição americana volte a estas exigências, que os Estados Unidos peçam à China e à Rússia que reforcem a pressão contra a Coreia do Norte', afirma vice-ministro russo

Agência France-Presse
postado em 16/12/2017 15:06
Moscou - O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, alertou neste sábado (16/12) sobre um risco de escalada na península coreana depois que o secretário de Estado americano abandonou suas oferta de diálogo com a Coreia do Norte.

"É triste ver que a posição americana volte a estas exigências, que os Estados Unidos peçam à China e à Rússia que reforcem a pressão contra a Coreia do Norte", declarou Riabkov à agência Ria Novosti.

"Já é hora de deter esta guerra de ameaças, de pressão. É hora de buscar realmente uma solução política", afirmou, acrescentando temer "o risco de uma escalada descontrolada".

O secretário de Estado americano não reiterou na sexta-feira ante o Conselho de Segurança da ONU sua oferta de diálogo sem condições prévias com a Coreia do Norte que havia feito no início da semana.

O presidente americano Donald Trump lamentou, por sua parte, que a Rússia não se some aos esforços dos Estados Unidos e da China para acentuar a pressão sobre Pyongyang. "A Rússia não está ajudando", reclamou Trump.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação