Mundo

ONU avalia resolução que rejeita decisão dos EUA sobre Jerusalém

A organização pede que a decisão seja revogada

Agência France-Presse
postado em 16/12/2017 18:17
Estados Unidos - O Conselho de Segurança da ONU avalia um projeto de resolução que busca rejeitar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.


O texto, a que a AFP teve acesso neste sábado (16/12), pede, principalmente, que qualquer decisão unilateral sobre o status de Jerusalém não tenha efeito e seja revogada. O projeto, proposto pelo Egito, poderia ser votado na próxima segunda-feira (18), segundo diplomatas.

O projeto de resolução aponta que o tema Jerusalém "deve ser resolvido através de negociações", e lamenta "decisões recentes envolvendo o status da cidade", sem citar Trump.

Afirma, ainda, que "qualquer decisão e ação que busque alterar o caráter, status ou composição demográfica de Jerusalém não tem efeito legal, é nula e inválida, e deve ser revogada".

Diplomatas disseram esperar que os Estados Unidos usem seu poder de veto para bloquear a medida, mas estimam que a maioria dos demais 14 membros do conselho apoiará o projeto de resolução.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação