Mundo

Secretário-geral da OEA propõe novas eleições em Honduras

O TSE de Honduras proclamou presidente eleito Juan Orlando Hernández, atual governante do país e candidato à reeleição, mas a decisão foi rejeitada pela Aliança de Oposição contra a Ditadura,

postado em 18/12/2017 08:21
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, propôs nesse domingo (17) a realização de novas eleições em Honduras diante "da impossibilidade" de certeza na apuração final do pleito do dia 26 de novembro. A informação é da Agência EFE.

Segundo dados do Tribunal Eleitoral, Juan Orlando Hernández ganhou as eleições com 42,95% dos votos, contra 41,24% do candidato da Aliança de Oposição, Salvador Nasralla.

[SAIBAMAIS]Em comunicado, Almagro disse que "o único caminho possível para que o vencedor seja o povo de Honduras é uma nova eleição geral, dentro do marco do mais estrito respeito ao Estado de Direito, com as garantias de um TSE (Tribunal Supremo Eleitoral) que goze de capacidade técnica e de confiança da cidadania e dos partidos políticos".



O TSE de Honduras proclamou presidente eleito Juan Orlando Hernández, atual governante do país e candidato à reeleição. A decisão foi rejeitada pela Aliança de Oposição contra a Ditadura, que convocou a "mobilização imediata" por causa de suposta fraude contra seu candidato, Salvador Nasralla.

"Rejeitamos absolutamente a declaração do Tribunal Eleitoral e desconhecemos qualquer ato em que o mesmo incorra por ter se constituído num organização criminosa a serviço da fraude eleitoral organizada pelo governo", disse o ex-presidente hondurenho e coordenador da Aliança de Oposição, Manuel Zelaya, em entrevista coletiva.

Ontem, o candidato da Aliança de Oposição, Salvador Nasralla, reiterou que não aceitará o resultado oficial porque forjou uma fraude contra ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação