Mundo

Presidente da China elogia mudanças positivas quanto à Coreia do Norte

Delegados das dus Coreias se reuniram pela pirmeira vez em dois anos e Pyongyang aceitou enviar atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul

Agência France-Presse
postado em 16/01/2018 08:53
O presidente chinês, Xi Xinping

Pequim, China -
O presidente chinês, Xi Xinping, disse a seu colega americano Donald Trump que houve mudanças positivas na península coreana, segundo informou nesta terça-feira (16/1) a imprensa estatal chinesa após uma conversa por telefone entre os dois chefes de Estado.

Trump pediu a Xi que intensifique a pressão econômica e política sobre a Coreia do Norte na esperança de convencer o regime de Pyongyang a deter seu programa nuclear. A tensão chegou a seu máximo nível depois de uma série de testes nucleares e de mísseis por parte de Pyongyang, mas nas últimas semanas ocorreu uma aparente aproximação.

Delegados das dus Coreias se reuniram pela pirmeira vez em dois anos e Pyongyang aceitou enviar atletas aos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul. Em seu telefonema com Trump, Xi assinalou que a situação na península coreana mostra mudanças positivas", segundo a agência Xinhua.

"Todas as partes interessadas deveriam fazer esforços conjuntos para manter a difícil distensão alcançada na península coreana e criar condições para retomar o diálogo", cita a agência. A conversa entre os líderes acontece quando os chanceleres de 20 países manterão na segunda-feira em Vancouver um debate sobre o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação